Facebook Marketing

6 dicas para otimizar sua Página no Facebook

Criar uma página no Facebook é fácil, mas aproveitar ao máximo os recursos que ela oferece é outra história. Leia nossas 6 dicas para otimizar a página do seu negócio na maior rede social do mundo.

1. Escolha bem o seu nome de usuário

Agora todos os usuários e páginas do Facebook têm direito a escolher um nome de usuário para ser facilmente encontrado pela rede social ou no Messenger. O nosso, por exemplo, é @paginaempreendedor.

Como se fosse o domínio do seu site, o nome de usuário é a forma como as pessoas podem encontrar sua página pela URL do Facebook. Mantenha-o consistente com o nome da sua marca para reforçar o posicionamento em motores de busca como o Google ou até mesmo no próprio Facebook.

Algumas dicas:

  • Se possível, registre um nome de usuário idêntico ao nome da sua marca
  • Mantenha-o simples, o mais curto possível, e fácil de lembrar (lembre-se que as pessoas poderão digitá-lo manualmente para procurar por você)
  • Dê preferência às letras e evite os números (a não ser que sua marca tenha números no nome)

2. Fixe publicações importantes no topo

As publicações fixadas são uma forma perfeita de impulsionar a visibilidade de um post na sua página. Se você acha que um certo conteúdo merece mais atenção, não hesite em fixá-lo.

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O Feed de Notícias é tão disputado que muitas das suas atualizações não são entregues aos seus fãs, por isso garanta que quando eles entrarem em sua página manualmente a publicação mais importante estará em primeiro lugar.

O que fixar no topo?

  • Posts mais ‘urgentes’, como eventos próximos, promoções limitadas ou concursos
  • Seu melhor conteúdo, como um artigo que deu bastante trabalho ou um vídeo que reforça a sua marca
  • Um conteúdo para download, como um e-book do seu site

3. Utilize o botão de chamada para ação

Agora o Facebook permite que você coloque uma chamada abaixo da sua foto de capa. Essa chamada pode convidar o usuário para se cadastrar na sua lista de e-mails, assistir a um vídeo ou simplesmente visitar uma página específica do seu blog.

Para mudar sua chamada para ação, procure pela opção “+ Adicionar um botão” logo abaixo da sua página. Uma janela com diversas opções de chamada irá aparecer, é só escolher a mais apropriada e inserir um link.

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Dicas para o seu botão de ação:

  • Se possível, sempre relacione o seu botão de ação com o conteúdo em destaque na sua capa
  • Sempre envie o usuário para um link que seja condizente com a chamada do botão
  • Promova a sua página de captura com o botão “Cadastre-se” e gere mais leads

4. Reforce sua marca na foto de capa e perfil

Mantenha sua foto de capa e de perfil atualizadas, com imagens de perfeita qualidade que reforçam as cores e o logo da sua marca. Se possível, atualize regularmente sua foto de capaentrando no clima de alguns eventos sazonais.

Muitas marcas, por exemplo, adotam uma foto de capa para promover campanhas como o Outubro Rosa ou o Novembro Azul. Além disso, as empresas adoram entrar no clima do Halloween e Natal.

Mantenha sua foto de perfil o mais minimalista possível, mas sempre mantendo a característica da sua marca. A sua foto de capa pode ser usada para promover o seu botão de ação, reforçar sua marca ou para entrar no clima dos eventos citados acima.

Uma ótima dica é usar fotos de perfil temporárias para datas comemorativas como o Natal, assim você pode deixar sua foto num clima festivo por algumas horas.

5. Dedique-se a preencher a seção Sobre

Não há nada mais frustrante do que descobrir uma página super legal no Facebook e não encontrar informações claras sobre ela na seção Sobre.

A sua página é uma fonte de tráfego muito rica, portanto dedique algumas horas do seu dia para preencher todas as informações possíveis sobre a sua empresa, principalmente no caso de um negócio físico.

Isso elimina possíveis dúvidas dos seus clientes e ajuda o Facebook a conhecer melhor sua empresa.

  • Preencha informações como a data de inauguração e a missão da sua empresa
  • Nas descrições, seja sucinto e objetivo, explique em poucas palavras o que sua empresa faz e como vocês se destacam das demais marcas
  • Para negócios físicos, é essencial que você preencha informações como o horário de funcionamento e o endereço da loja

6. Atualize suas milestones

As milestones (ou marcos) são um tipo de publicação especial do Facebook que destaca eventos importantes e marcantes para a sua empresa.

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Através deles, você pode aproximar o seu público da história da sua marca, mostrando aos seus clientes todas as conquistas da sua empresa através de uma linha do tempo.

Os marcos sempre vêm acompanhados de uma data e uma foto, e geralmente geram um bom engajamento quando são avistados no Feed de Notícias.

O que adicionar aos marcos?

  • Data de fundação ou lançamento da empresa
  • Lançamento de produtos e serviços populares
  • Inaugurações de novas filiais, para lojas físicas

Otimizar a página do seu negócio é essencial para atrair novos clientes e manter um bom relacionamento com os seus fãs.

Quais outras táticas você usa para aproveitar ao máximo o potencial da sua página no Facebook? Comente abaixo! 🙂

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