Twitter Marketing

7 dicas para fazer um bom marketing no Twitter

A rede social do pássaro azul pode, certas vezes, parecer um tanto intimidadora para as empresas, pois se baseia num formato de conteúdo imediato e muito dinâmico.

Quando o assunto é marketing no Twitter, muitas pessoas se perguntam como a sua empresa pode tirar vantagem da rede social e aproveitar ao máximo as suas características.

Sabendo que existem tantas outras redes sociais atualmente, fica difícil entender como o Twitter pode ajudar a sua empresa, mas não se engane: ele possui características únicas que o diferenciam de todas as outras mídias.

1. Use palavras-chave inteligentes nos tweets

As palavras-chave não são importantes apenas para ajudar no rankeamento do seu site nas pesquisas orgânicas do Google, elas também têm um papel fundamental nas redes sociais.

O Twitter possui uma ferramenta de busca muito completa e avançada, que não se limita apenas a @usuários e #hashtags: os usuários podem buscar por qualquer trecho e encontrar tweets relacionados.

O perfil da sua empresa sempre poderá ser encontrado através de buscas, por isso escolha palavras inteligentes para inserir nos seus tuítes, que englobem interesses e assuntos relacionados ao seu nicho de mercado.

2. Fale sobre o que está acontecendo no momento

O Twitter é a rede social do que está acontecendo no momento, quase como um banco de pensamentos ao vivo.

Atualmente ela é uma das únicas redes que conta com um sistema de feed cronológico, ou seja, que mostra os tuítes na ordem de publicação, sem grandes filtros como o polêmico algoritmo do Facebook.

Isso é um bom sinal, pois o alcance dos seus tweets é muito maior se comparado com outras redes (que podem nem ao menos exibir seu conteúdo para os seguidores).

Aproveite assuntos que estão em tendência na televisão e na internet e tuíte a respeito, isso gera muita visibilidade e aumenta sua base de seguidores.

Entretanto, sempre relacione os assuntos com o seu nicho de mercado. Não adianta falar sobre o que está acontecendo se você não dá opiniões relacionadas com o que seu público-alvo quer ouvir.

3. Siga pessoas relacionadas com seu nicho

Se você está começando sua estratégia de marketing no Twitter e ainda não possui uma base muito grande de seguidores, é interessante usar a ferramenta de buscas para encontrar pessoas que estão falando sobre assuntos relevantes para a sua empresa.

Não tenha medo de seguir pessoas com interesses relacionados, pois elas podem seguir você de volta e auxiliar o início da trajetória seu perfil.

4. Engaje sua audiência corretamente

Fornecer opiniões interessantes sobre o que acontece no momento, entregar conteúdos e questionar sua audiência são atitudes importantes para um bom marketing no Twitter da sua empresa.

Ajude seus seguidores e seja útil, não use seu Twitter como uma ferramenta para apenas promover seus produtos.

Não tenha uma mentalidade de “propagação”, tenha uma mentalidade de “ser um ajudante”.

Essa dica vale para todas as redes sociais 😉

5. Participe de #hashtags

O Twitter foi a rede social que introduziu o sistema de hashtags, que nada mais são do que etiquetas que categorizam um post, foto, vídeo ou qualquer outro conteúdo.

As #hashtags são extremamente úteis para ajudar sua empresa a ser descoberta através de buscas orgânicas na rede social, mas além disso oferecem uma oportunidade para você interagir melhor com a sua audiência.

A rede sempre exibe uma lista com as hashtags que são tendência no momento. Se elas tiverem alguma relação com o que você posta, não hesite em participar dessas hashtags para aumentar a sua visibilidade e engajar o seu público.

6. Tuíte sem links

Calma! Isso não significa que você deva parar de divulgar seus artigos ou direcionar tráfego para o seu blog. Mas essa dica faz parte de um outro tipo de estratégia.

Já é comprovado que tweets sem links geram um engajamento muito superior do que tweets que possuem links.

Não se sabe ao certo por que, mas supomos que os usuários preferem retweetar e curtir tweets que não estejam acompanhados de algo externo, e entreguem todo o conteúdo em apenas 140 caracteres, sem precisar sair da rede social.

7. Fique por dentro dos memes

O Twitter é tão dinâmico e entrega conteúdo com tanta rapidez que ficar por dentro das piadas do momento acaba sendo primordial para não ser ignorado na timeline.

O público jovem é extremamente conectado com o humor e representa a maior parte dos usuários ativos na rede.

Utilize os memes ao seu favor na hora de tuitar, faça piadas (de bom gosto, é claro) com os assuntos que estão em evidência. Além de chamar atenção em meio a tantos outros tuítes, você gera mais engajamento e se destaca.

Ter uma postura descontraída nas redes sociais gera visibilidade, pois sua empresa não será apenas mais uma querendo vender para os usuários.

Gostou das dicas? Quais são as suas melhores estratégias para fazer um marketing efetivo no Twitter? Compartilha com a gente! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *