Notícias

Facebook começa a testar função Stories em seu aplicativo principal

O Facebook não quer deixar para trás nenhuma novidade. Se caiu no gosto dos usuários, eles querem participar.

A função Stories é aquela que permite a criação de uma imagem, ou vídeos curtos, que ficarão em exibição para seus seguidores por 24 horas. A ideia virou sensação após seu lançamento pela plataforma Snapchat, atraindo o interesse de compra por parte do Facebook.

Sem sucesso nas negociações, mesmo com uma proposta de 3 bilhões de dólares, algumas nem tão sutis semelhanças começaram a surgir nos aplicativos do grupo Facebook. A mais reconhecida deles está na presença de Stories (Sua história, se você usa o aplicativo em português) no Instagram, da mesma forma como o Snapchat oferece, inclusive com opções de texto, stickers e emojis.

Snapchat em todo lugar?

Assim, será que os usuários não ficam indecisos sobre em qual rede social compartilhar suas fotos? Certamente, visto que muitos usuários economizaram no número de aplicativos e seguem com o Instagram, por possuir esta e outras funcionalidades, o que demonstra certo nível de migração após terem mais opções de aplicativos com esse tipo de compartilhamento de fotos por um curto período.

Aplicativos como o Messenger e o WhatsApp já contam com seu próprio sistema de snaps, e agora o próprio Facebook também está testando a implantação dessas “funções Snapchat”. Essa funcionalidade já está sendo testada na Irlanda e deve se expandir para outros países nos próximos meses.

Funções como esta são importantes para as plataformas, pois geram engajamento, visto que estimulam o aumento da produção de conteúdo e compartilhamento de momentos e histórias. Já era conhecido que o Facebook tinha interesse em aumentar as postagens de autoria própria na rede social, e essa parece uma boa maneira.

É plágio?

O CEO do Instagram ressaltou, quando o Instagram Stories foi lançado, que o Facebook inventou o Feed de Notícias, posteriormente adaptado e utilizado por todas as demais redes sociais. Assim, eles estão, da mesma maneira, apenas adaptando-se à tendência do estilo Snapchat.


E você, o que acha? É válida a corrida travada pelo grupo Facebook para se manter líder? Como as empresas podem aproveitar a função Stories para gerar engajamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *