Dicas

Qual a melhor rede social para o seu negócio

Qual pode ser a aposta certeira para quem vai começar uma estratégia de marketing nas redes sociais? Escolher a mídia correta para o seu negócio é um passo muito importante.

Sabemos que cada rede social possui sua própria característica, e é importante se atentar a elas se você quiser aplicar uma estratégia correta para o público correto.

É importante conhecer bem o seu produto e saber o segmento de sua empresa (se é voltado a produtos e serviços com maior apelo visual, ou de tecnologia, por exemplo).

A idade e o sexo do seu público-alvo também fazem toda a diferença, pois há redes sociais mais utilizadas por mulheres, outras que são preferidas pelos jovens, entre outros.

Acompanhe uma breve descrição sobre cada rede e identifique qual é a melhor opção para o seu negócio

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Facebook

A rede social mais popular de todas já passa dos 1,7 bilhão de usuários ativos ao redor do mundo, sendo 90 milhões somente no Brasil. O Facebook possui, hoje, uma capacidade inquestionável de inlfuenciar a opinião pública, a política e a cultura de diversos países.

Sua empresa deve estar no Facebook, pois é onde a grande maioria dos usuários da internet se reúne diariamente, interage com a comunidade e compartilha informações.

Se você tem um blog, um site, uma loja virtual… não importa: o Facebook é o lugar para a sua empresa.

Ele também é o preferido na hora de anunciar, pois sua ferramenta de publicidade é fácil de usar, bastante rápida e cabe perfeitamente em qualquer orçamento.

O Facebook é o lugar ideal para você reforçar o posicionamento da sua marca para o mundo, gerar tráfego para o seu site, estebelcer autoridade através de conteúdo informacional e construir a lealdade dos seus fãs. É a principal mídia para o seu negócio!

Maiores vantagens do Facebook:

  • Reforça o diálogo com seus prospectos
  • Graças à linha do tempo, a rede é ideal para compartilhar façanhas e grandes eventos sobre a sua empresa
  • Melhor ferramenta de anúncios em redes sociais

 

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YouTube

Se o foco da sua estratégia é a produção de conteúdos em vídeo, além do Facebook você deve considerar criar um canal no YouTube.

Essa rede tem sido a responsável pelo declínio considerável da audiência da televisão e já atinge a maior parte dos usuários conectados à internet.

O YouTube passou por mudanças e adicionou ferramentas sociais (como compartilhamentos, curtidas etc) até poder, hoje, ser chamado de rede social.

Possui mais de um bilhão de usuários ao redor do mundo e é o lugar ideal para descobrir, assistir, compartilhar e enviar vídeos.

Maiores vantagens do YouTube:

  • Melhor visibilidade quando se trata de conteúdo em vídeo
  • Ótimo também para anunciar vídeos e se integra muito bem ao Google AdWords
  • O YouTube atinge, atualmente, mais adolescentes em horário nobre do que a televisão tradicional
  • Pertence ao Google, portanto ter um bom canal no YouTube proporciona a você muitos acessos orgânicos através do próprio buscador

 

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Twitter

A ferramenta de microblogging já possui mais de 600 milhões de usuários ativos por mês, sendo o Brasil  um dos top países que mais utilizam o serviço.

O Twitter se atualiza constantemente e tem a capacidade de ser, hoje, uma fonte de notícias extremamente dinâmica, em tempo real, que cobre todos os países.

Conhecido principalmente pela funcionalidade das #hashtags, o Twitter limita o comprimento das suas postagens para até 140 caracteres, mantendo a rapidez da plataforma.

O Twitter é a rede para quem deseja compartilhar notícias e atualizações rápidas, promover produtos, enquetes e coletar feedbacks da audiência.

Maiores vantagens do Twitter:

  • Ideal para o uso de hashtags
  • Perfeito para análise de comentários sobre seu negócio ou sobre os seus concorrentes
  • Muitas marcas utilizam a rede como um SAC
  • Ótimas ferramentas para a análise dos seus resultado com publicidade

 

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Instagram

Uma rede social voltada para conteúdos visuais, como imagens e vídeos. Ela pertence ao Facebook desde 2012 e conta com mais de 500 milhões de usuários, um número que cresce cada vez mais.

Ela pode ser usada exclusivamente em smartphones e possui uma ótima conexão com as outras redes sociais, ou seja, você pode postar um conteúdo no Instagram e compartilhá-lo instantaneamente em seu Facebook, Twitter, entre outros.

O Instagram é uma ótima ferramenta para você postar os “bastidores” da sua empresa e criar um relacionamento mais próximo da sua marca com o cliente.

Maiores vantagens do Instagram:

  • Ótima interação com usuários que gostam de conteúdos bastante visuais, especialmente voltados para comidas, viagens, estilo de vida e fotografia
  • Perfeito para postar fotos bonitas dos seus produtos
  • Está expandindo para se adequar melhor às empresas que usam a rede
  • Sua plataforma de publicidade é ligada ao Facebook, você pode acompanhar seus anúncios diretamente no gerenciador do Facebook

 

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LinkedIn

É uma rede social voltada para negócios, um exemplo perfeito pela utilização de um público com um único interesse: contatos e conteúdos profissionais.

Abrange grandes indústrias em mais de 200 países, com mais de 400 milhões de utilizadores, sendo o Brasil o terceiro maior em número de usuários.

É ótima para engajar apoiadores da sua empresa, anunciar vagas de emprego e compartilhar notícias do mundo corporativo.

Maiores vantagens do LinkedIn:

  • Extremamanete voltada para o mundo business
  • Ótima para quem trabalha como coach ou com segmentos de desenvolvimento pessoal
  • Repleta de usuários procurando por empregos e formas de trabalhar

Como você viu, escolher a mídia correta para o seu negócio é uma tarefa minuciosa e exige atenção. Colocar esforços em uma rede social que não combina com a sua empresa pode ser um grande erro e uma grande perda de tempo.

Se a sua empresa ainda é pequena, uma dica importante a ser seguida é não tentar gerir muitas redes ao mesmo tempo. Foque sua produção no que for mais eficaz e não tente tomar conta de todas as redes sociais.

Escolha no máximo duas ou três plataformas onde você possa anunciar e gerar valor para sua audiência.

Além de tudo, é o mundo em frente aos seus olhos e ao alcance de sua mão. Mais do que uma forma de se relacionar com o público, essas plataformas podem proporcionar boas oportunidades de venda e marketing para você e sua empresa.

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