Notícias

O que postar e quando postar na minha página?

Sua empresa tem uma página, mas você não sabe o que postar (e quando postar) nela? Você provavelmente deve estar com algumas das dúvidas mais comuns de todo empreendedor na rede social.

“O que postar para a minha audiência?”
“Como criar um conteúdo de qualidade?”
“Qual o melhor momento para postar?”

Calma! Vamos resolver todas essas dúvidas agora.

Quando postar?

Todos os dias, pelo menos uma vez, sem exceção! O Facebook é famoso pelo seu polêmico algoritmo que não exibe todas as suas postagens para os seus fãs, por isso quanto mais você posta e mais os usuários engajam, mais você pode ter certeza de que o Facebook mostrará seu conteúdo para as pessoas.

Por isso, é essencial que você apareça no feed dos seus fãs todos os dias para conquistar a atenção da sua audiência e não ser limitado pelo algoritmo.

Qual horário postar?

O horário é um fator muito importante ao postar no Facebook.

Se você enviar um conteúdo quando ninguém estiver online, o post vai perder a relevância com o tempo e ninguém vai ver. Do contrário, se você postar num horário de pico da rede social, o algoritmo vai priorizar as postagens de páginas maiores e, novamente, ninguém vai ver o seu conteúdo.

Enquanto sua página não tem muita autoridade, é preciso que você defina um horário que fique no meio termo. O Facebook não pode estar muito cheio, nem muito vazio.

Você só descobre isso com o tempo, postando e testando o melhor horário para a sua página de acordo com o seu público, mas mesmo assim nós temos algumas dicas pra você:

É essencial que você se coloque no lugar dos seus clientes e imagine em qual horário eles acessam o Facebook para passar o tempo.

Sua audiência gosta de acordar cedo? Poste cedinho da manhã!
Sua audiência costuma ‘zapear’ no telefone de madrugada antes de dormir? Poste um pouco antes da meia-noite.

É importante saber que toda publicação tem uma vida útil, ou seja, depois de algumas horas ela vai ser retirada do feed de notícias dos seus fãs.

Por isso, sempre tenha em mente que na primeira hora de vida do seu post, o Facebook estará testando a relevância da sua publicação. Se o seu conteúdo engajar bem nessa primeira hora, ele vai viver mais e pode alcançar muitas pessoas. Se o post não tiver muito sucesso, o Facebook não vai mostrar.

O que postar?

Esse, com certeza, é o maior dilema do empreendedor no Facebook. Infelizmente não existe uma fórmula mágica de conteúdo, mas há algumas dicas e regras a serem seguidas.

  • Utilize todos os formatos: texto, foto, link, e (principalmente) vídeo.
  • Valorize a qualidade das suas imagens e não cometa erros de gramática.
  • Poste fotos do local do seu negócio para que as pessoas possam conhecê-lo.
  • Poste as novidades do seu negócio.
  • Não hesite em entregar conteúdo de graça, isso se chama marketing de conteúdo e é uma tendência mundial.

O conteúdo que você posta precisa estar intimamente relacionado com o seu nicho de mercado e, por consequência, com o seu público. Alguns exemplos:

Quem tem uma academia pode postar dicas de emagrecimento, exercícios, alimentação saudável… Qualquer coisa relacionada a saúde, desde que tenha valor para o seu público.

Se, por acaso, você tem uma estética, poste dicas de beleza, tutoriais de maquiagem, dicas de moda…
Trabalha com a área do Direito? Informe seu público sobre leis relevantes, atualizações na legislação, direitos do consumidor…

Tudo depende da sua área e do que o seu público considera interessante. Não tenha medo de compartilhar conteúdo de outras páginas semelhantes também, o que importa é engajar os seus fãs!


Conteúdo é a regra do marketing hoje em dia. Produza sempre o melhor para sua audiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *