Notícias

Por que alguns posts estão com a fonte grande no Facebook?

Se você utiliza o Facebook pelo desktop já deve ter passado por algumas publicações com uma fonte estranhamente maior do que o normal. Por que isso está acontecendo?

Normalmente apresentadas com uma simples e discreta fonte de 14 pontos, algumas atualizações de status no Facebook andam dando as caras com uma fonte de 24 pontos.

Como acontece?

Aparentemente, toda publicação que apresenta apenas texto (ou seja, uma atualização de status comum) e não passa de 35 caracteres está tendo a fonte aumentada automaticamente.

post-fonte-grande-facebook

Essa funcionalidade parece ter chegado no mês de julho para alguns usuários, mas está se tornando mais visível recentemente, e está disponível apenas na versão web para desktop, tanto para perfis pessoais quanto para as páginas.

A fonte passa a ficar com quase o dobro do seu tamanho original e sem dúvida ganha um destaque muito maior em meio ao feed de notícias.

Por que a fonte está assim?

O compartilhamento de informações e momentos pessoais (como pensamentos, opiniões, fotos etc.) está em queda na rede social desde 2014, algo preocupante para os líderes do Facebook.

Os usuários parecem estar deixando de postar momentos para que seus amigos vejam e cada vez mais passando a compartilhar informações, fotos, notícias e opiniões já publicados por páginas.

Podemos notar ultimamente um maior empenho do Facebook em participar da vida dos usuários criando alertas sobre eventos sazonais (como a chegada da primavera ou o Halloween), além de um destaque maior para a função “Neste dia” (que relembra momentos passados dos usuários).

A fonte num tamanho maior parece vir como uma estratégia para aumentar o engajamento e a visibilidade de publicações e pensamentos pessoais na rede social.

Já é comprovado que posts pessoais com menos de 40 caracteres geram um grande engajamento no Facebook, e essa mudança também pode ter vindo para favorecer essas publicações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *