Facebook Marketing

Quanto custa anunciar no Facebook?

Com o crescimento do mercado de marketing digital, anunciar nas redes sociais está se tornando uma tendência seguida por diversos empreendedores. A dúvida que fica é: quanto custa anunciar no Facebook?

Depende. O preço pode variar de R$ 0,01 até R$ 5,00 por pessoa atingida, pois existem algumas variáveis, como os objetivos que você quer alcançar com o seu anúncio e a quantidade de pessoas que você quer atingir, além do tamanho do seu público.

Se você já é familiarizado com alguns termos do marketing digital, deve conhecer o CPC (custo por clique), a principal métrica para definir o custo de um anúncio, também utilizada no Google AdWords e diversas outras empresas.

Como funciona o CPC

O valor do CPC é obtido calculando a quantidade de público e a taxa de conversão do seu anúncio (ou seja, a sua efetividade). Ou seja, quanto mais pessoas clicarem e menor for a concorrência, mais barato será o CPC.

O CPC é a forma de cobrança mais comum nos anúncios do Facebook, e seu valor geralmente gira em torno de alguns centavos. Cada vez que alguém clicar em seu anúncio, você será cobrado.

Como funcionam as campanhas

As campanhas dos anúncios no Facebook são o que definem os objetivos que você quer atingir, alguns dos mais comuns são:

  • Cliques no site
  • Envolvimento com a publicação
  • Curtidas na página
  • Conversões no site

Assim como o objetivo de cliques no site usa o CPC para cobrar, cada objetivo utiliza uma métrica diferente, embora o funcionamento seja o mesmo: cada vez que o objetivo for alcançado a cobrança de alguns centavos é feita.

Objetivos como o envolvimento com a publicação cobram por cada curtida, comentário, compartilhamento ou interação realizados na postagem, mas são ótimos para gerar alcance.

Além dessas métricas, existe também o Custo Por Impressão, que cobra do usuário cada vez que um anúncio é visualizado.

Detalhes importantes sobre o público

O direcionamento do seu público é um dos fatores mais importantes a serem observados na hora de anunciar no Facebook.

Isso se deve porque, como já dito, não somos cobrados apenas pelos cliques, curtidas e interações. O custo do CPC (ou qualquer outra métrica) depende também da quantidade de anúncios disputando público que você escolheu anunciar.

Ou seja, se um público é muito concorrido, os anúncios encarecem. Senão, os anúncios ficam mais baratos.

Defina o valor máximo a gastar por dia

O Facebook oferece duas formas de controlar os gastos ao anunciar. Você pode escolher um valor máximo a ser gasto por dia ou um valor máximo por anúncio.

Tomamos por exemplo um anúncio programado para rodar durante 7 dias:

Se definirmos um valor máximo de R$ 15,00 por dia, até o fim do anúncio gastaremos R$ 105,00, pois todos os dias serão cobrados quinze reais.

Se definirmos um valor máximo de R$ 15,00 por anúncio, o anúncio será exibido durante 7 dias, mas gastará aproximadamente R$ 2,15 por dia, alcançando menos pessoas que a alternativa anterior, pois o valor máximo será dividido igualmente durante os dias programados.

A escolha da forma de pagamento varia conforme a estratégia que você quer realizar para o seu negócio.

Afinal, quanto custa?

Como vimos, o valor de cada anúncio pode variar dependendo do público a ser atingido e do que você quer conquistar, mas geralmente não vai muito longe de R$ 0,25 (para os objetivos mais comuns).

Se você pagar um anúncio por cada conversão, o custo pode ficar mais caro e chegar aos 5 ou 10 reais.

Geralmente, anunciar no Facebook pode gerar muitos resultados quando sabemos como criar anúncios corretamente e direcionar o público efetivamente.

Se você está pensando em começar no mundo do marketing digital, saiba que com o recurso de limitar os gastos, fica mais fácil realizar diversos testes antes de realmente gastar uma quantia considerável de dinheiro. É o método mais recomendado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *