Facebook Marketing

O valor das Reações para o seu marketing no Facebook

As Reações chegaram ao Facebook em fevereiro desse ano e, apesar de terem sido estranhadas no início, estão se mostrando cada vez mais importantes, tanto para os usuários quanto para as empresas.

Apesar de ser um ícone da rede social, o botão Curtir passou a se tornar um tanto quanto genérico conforme o Facebook foi expandindo.

Diferentes publicações geravam diferentes sentimentos em diferentes pessoas, e um simples joinha não era capaz de identificar isso.

Servindo então como uma extensão do Curtir, ao passar o mouse em cima desse botão (ou segurá-lo, quando usado na versão mobile) as cinco reações aparecerão.

As novas reações do Facebook

Ao todo, temos cinco novas opções de interação. São elas: “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”. Com um visual simpático, os usuários podem usar cada uma delas e, finalmente, reagir de forma diferente na rede social.

Agora você pode expressar sua insatisfação ou raiva quanto a um assunto reagindo com o “Grr”, sem a necessidade de simplesmente ignorar a publicação para não curti-la.

Embora as cinco novas reações sejam bastante eficientes, alguns usuários ainda pedem ao Facebook por uma opção para “Não curtir”. O que você acha?

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As Reações em sua página

As Reações têm se mostrado como uma funcionalidade muito positiva para os donos de páginas no Facebook, pois elas carregam muito mais informação sobre o seu público, algo que só a Curtida não conseguia fazer.

O primeiro fator a ser observado é que o famoso Like ainda é a interação mais comum, portanto se você tem uma audiência que utiliza bastante as outras reações, pode-se presumir que esse público é bastante engajado com o próprio Facebook (um ótimo sinal).

As reações têm o mesmo peso de uma curtida para o algoritmo da rede social, e não vão impulsionar o alcance do seu post além do regular. Comentários e compartilhamentos ainda são os fatores que mais pesam na hora da viralização de um conteúdo.

Confira um pouco sobre cada uma delas:

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Amei

Essa reação é a melhor que você pode receber. Se os seus posts estão ganhando muitos “Amei”, você está no caminho certo para engajar sua audiência.

Ela pode parecer, de certa forma, apenas um Curtir melhorado, mas não se engane: esse coraçãozinho é um ótimo sinal de que o seu conteúdo está engajando o usuário de uma maneira muito positiva.

Um “amei” pode indicar que o usuário é um verdadeiro fã da sua marca ou da sua página e está sempre espalhando compaixão em seus posts.

Para receber mais ‘corações’ dos seus fãs, atente-se ao visual do conteúdo que você posta. Publicações coloridas e fotos com um bom design têm mais chances de serem “amadas”.

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Haha

O Haha vem como uma oportunidade para adicionar um pouco mais de humor à sua página, essa reação é quase sempre positiva do ponto de vista do usuário.

Mesmo que pareça sem sentido quando ela aparece numa postagem que não é engraçada, usuários também usam ela para demonstrar felicidade, não apenas uma risada.

Mas fique atento: encontrar essa reação em seus anúncios ou posts, por exemplo, também pode ser um sinal de “deboche” ou ironia dos usuáios.

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Uau

Essa reação surge mais comumente em notícias polêmicas, dicas e ferramentas inovadoras, fotos muito belas, histórias extremamente interessantes, obras de arte etc.

Também é um indicador positivo da qualidade do seu conteúdo, pois um usuário usa-o quando o conteúdo que você entregou é diferente de todos que ele já viu, é surpreendente!

Se você usa métodos inusitados (como fotos em 360º, carrosséis, Canvas etc.) para entregar conteúdo à sua audiência, essa reação com certeza será visível nas suas postagens.

Postar conteúdo através de GIFs, por exemplo, também é uma forma inusitada e pode gerar reações diferentes na sua página.

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Triste e Grr

São as reações mais preocupantes para um administrador, preste atenção nelas, mas nunca encare-as como uma interação negativa.

O Facebook não considera essas duas reações como negativas no seu algoritmo e suas publicações não perdem alcance no Feed de Notícias por conta disso.

Se você posta notícias ou qualquer conteúdo que provoque comoção ou indignação, essas reações já devem ser esperadas (e são um ótimo sinal de que seu público está interagindo bem com o Facebook e com o seu conteúdo).

Entretanto, reações tristes ou raivosas em seus anúncios podem indicar insatisfação com a marca, com o produto sendo oferecido ou com o anúncio em si. Fique de olho!

As emoções dos usuários nas redes sociais

Com o avanço do estudo do comportamento dos usuários nas redes sociais, podemos hoje chegar a conclusões muito interessantes sobre como as pessoas utilizam as Reações do Facebook.

Tem sido observado que postagens com mais ameis, uaus e hahas (que provocam sentimentos de inspiração, felicidade e humor) geralmente resultam em mais compartilhamentos do que outras publicações, enquanto postagens marcadas como tristes ou irritantes são mais propensas a serem compartilhadas através de marcações nos comentários.

O Facebook se destaca novamente de todas as redes sociais ao ampliar o leque de interação com seus usuários. Agora com as Reações, as empresas e marcas podem, mais do que nunca, medir o impacto emocional de sua audiência com o seu conteúdo.

Através de uma análise delicada, você pode chegar a insights muito interessantes sobre como os seus fãs estão reagindo ao que você posta, o que postar mais e o que postar menos.

De que forma você interpreta as  Reações para medir o engajamento da sua audiência? Compartilhe suas dicas conosco!

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